Quem Somos
Quem Somos
Quem Somos

Conheça o São Mauro

Em 1991, um grupo de profissionais ligados ao ensino universitário (em sua maior parte da Universidade de São Paulo, em áreas tão diferentes como letras, química, geologia, engenharia, economia e história) e ao Ministério Público

Em 1993, todo o colégio São Mauro, com apenas nove alunos

reuniu-se numa associação sem fins lucrativos com o intuito de fundar um estabelecimento de ensino que unisse a um excelente padrão cultural uma formação religiosa, moral e social igualmente elevada.

Com o objetivo de atender também às crianças carentes, cujas famílias não pudessem arcar com essa educação diferenciada, esses profissionais, reunidos numa associação, criaram o Colégio São Mauro num projeto de financiamento autossustentado, que aplica vinte e cinco por cento de seu faturamento bruto na concessão de bolsas de estudo totais ou parciais.

A associação foi colocada sob o patrocínio do santo educador italiano São João Bosco e, já em 1992, iniciava-se, com apenas cinco alunos, a primeira experiência daquilo que seria o futuro Colégio São Mauro.

Em 1994 o Colégio São Mauro foi oficialmente aprovado pela Secretaria de Ensino do Estado de São Paulo como escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental e a partir de 2002 passou a contar também com o curso de Ensino Médio.

Graças a Deus, os bons resultados não se fizeram esperar e quando o jornal o Estado de São Paulo publicou, em 04.04.2008, uma reportagem indicando as melhores escolas da Capital de São Paulo (a cidade tem aproximadamente três mil escolas) apontou o Colégio São Mauro no vigésimo nono lugar, acima de algumas das mais tradicionais – e mais caras – escolas da cidade.

 Não por acaso, os alunos do São Mauro ingressam nas melhores universidades do país. Aliás, é para nós um alegria especial dizer que muitos de nossos bolsistas se tornaram  alunos da USP, da UNIFESP, na UNESP e da UNICAMP.

Nossos alunos tem se destacado nas ciências, tendo obtidos prêmios – inclusive medalhas de prata – tanto na Olimpíada Paulista quanto na Olimpíada Brasileira de Física e medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Aliás, a partir de 2010 a FELUMEM – Feira de Ciências do Colégio São Mauro – tem tido trabalhos finalistas da FEBRACE, a Feira de Ciências da USP, a mais importante do Brasil.

Mas a formação humanística e artística de nossos alunos não é menos completa:

  • Eles têm prestado com sucesso os exames da Aliança Francesa e da Universidade de Cambridge, que prestam a partir dos sete anos (eles estudam inglês e francês desde os quatro anos e espanhol no Ensino Médio, além de Latim, a partir dos onze anos) para obter as certificações internacionais de conhecimento linguístico.
  •  Nosso Coral – o Flammula – ganhou medalha de bronze em 2009 e de prata em 2010 no ConcorSo snternazionale di Cori de Verona, um dos mais tradicionais do mundo.
  •  Todos os anos, na Festa de São Mauro, temos um grande espetáculo teatral onde tanto Shakespeare quanto Molière, entre muitos outros, já foram representados em sua língua original.

Vista da fachada de uma antiga unidade do colégio São Mauro

Mas tudo isso não é o mais importante para a equipe do Colégio São Mauro. Nosso objetivo é formar, antes de tudo, boas pessoas. Pessoas que amem a Deus e amem o próximo e, em qualquer ramo de atividade, sejam capazes, acima de tudo, de fazer o bem.

Se você pensa como nós e tem filhos em idade escolar, venha nos conhecer. Será um prazer recebê-lo.

Ficamos aguardando sua visita.