Conheça o nosso Coral

Flammula Chorus

O Flammula Chorus é o coro oficial do Colégio São Mauro. Compõe-se de estudantes do 5º ao 9º ano do nível fundamental e do 1º ao 3º ano do nível médio, além de ex-alunos e professores. Foi fundado em 2001 e seu nome ao mesmo tempo significa pequena chama e bandeira. O coral tem o objetivo de acender e defender o amor pela boa música e, mais ainda, o amor pela beleza.

Assista apresentações do nosso coral no YouTube

Um pouco de história

Desde o início do colégio, as crianças tiveram aulas de música. A partir de 1998, o responsável pela área passou a ser o Regente Edivaldo Oliveira, que se especializou em regência de corais na Faculdade de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Pau- lo, ECA-USP.

Até 2002 as apresentações do pequeno coral que se ia formando — nesse ano, os alunos mais velhos completavam 15 anos — eram apenas internas à comunidade escolar: formaturas, Festas de São Mauro, festas de encerramento de ano.

Em 2003 o grupo estava pronto para dar dois passos importantes: participar de um Festival e gravar o primeiro CD. Em julho foi gravado o CD Infâncias, cuja divulgação se iniciou no Festival Nacional de Corais de São Lourenço, MG. Esse evento foi importantíssimo para os jovens coralistas pois os colocou em contato com os mais variados grupos de todo o território nacional, mostrando-lhes o alto nível que o canto coral podia alcançar.

2004 foi outro ano importante. A participação em seu primeiro Festival Internacional de Corais e, particularmente, o contato com o Coro Acadêmico da Universidade do Minho, deram novo impulso ao Flammula Chorus. O regente do CAUM, Maestro Fernando Lapa, um dos mais conhecidos músicos portugueses, ficou tão impressionado com a seriedade e competência dos jovens do Flammula que compôs, especialmente para eles, um arranjo, que o coral gravou no CD do ano seguinte. Foi também o ano da gravação do segundo CD, Todas as Gentes, que comemorava os 450 anos de fundação da cidade de São Paulo, cantando canções dos principais grupos migratórios que construíram a metrópole paulista.

De 2005 em diante a participação em festivais internacionais foi uma constante, bem como a gravação de um CD por ano, culminando com a participação no XX Concorso di Cori di Verona, onde o Flammula obteve, concedido por um júri formado por alguns dos maiores especialistas mundiais do canto coral, um prêmio de bronze em abril de 2009 e prêmio de prata em 2010.