Educação Especial

Para algumas crianças, os degraus desta escada são altos demais…

Em 1991, um grupo de profissionais ligados ao ensino universitário (em sua maior parte da Universidade de São Paulo, em áreas tão diferentes como letras, química, geologia, engenharia, economia e história) e ao Ministério Público

Claro, você sabe e nós sabemos, que isso não quer dizer que elas sejam incapazes, que elas não possam aprender ou que elas estejam destinadas ao insucesso. Só que uma ocorrência repetida de fracassos escolares, com tudo o que isso acarreta de desgaste físico e psicológico, pode fazê-las pensar assim, pode fazer com que os pais delas também pensem assim, criando um ciclo vicioso em que tudo isso vire verdade. Pior ainda, se elas forem colocadas numa “escola especial”, para “crianças especiais”. Não é preciso contar a você como é que os pais traduzem essas expressões… nem quais são as conseqüências disso.

Foi pensando nessas crianças que o Colégio São Mauro criou suas Classes de Ritmo Livre. São classes que têm, no máximo, doze alunos e nas quais cada um pode aprender no seu próprio ritmo, cumprindo um programa individual.

Mas são classes para crianças “normais”, dentro de um colégio para crianças “normais”, onde todas as crianças participam das mesmas excursões, representam as mesmas peças teatrais, brincam no mesmo recreio e recebem o mesmo diploma no final do curso, estejam ou não nas Classes de Ritmo Livre; são classes dentro de um colégio que tem um padrão de ensino reconhecidamente superior e um nível de eficiência de ensino muito difícil de igualar.

Além disso, quando o que causa a dificuldade é a dislexia, temos um Programa Especial para Disléxicos, que busca a superação das dificuldades, sem isolar a criança de sua turma.

Se você tem crianças que precisam exatamente disso, fale conosco. Temos certeza que podemos ajudar. E o custo, para os pais, é igual ao de qualquer colégio. Igualzinho a um daqueles em que os filhos deles vão se sentir fracassados.

Nossos professores ajudam os alunos a subirem os degraus do aprendizado