SUSPENSÃO DE AULAS POR CORONAVÍRUS - COVID 19

Perguntas Frequentes

O Colégio funcionará normalmente até sexta-feira (20/03/2020), após esta data, estará com aulas suspensas até uma nova determinação Governamental autorizando a volta às aulas.
As aulas de 16 a 20 de março serão facultativas, ou seja, virão ao Colégio os Alunos que desejarem. Não haverá chamada no período entre 16 e 20, pois as presenças serão computadas a todos os Alunos. A programação curricular de aulas será mantida e remarcada avaliações e ou entregas de trabalhos desta semana, caso a caso. Haverá aula normal sobre os conteúdos já ministrados, não serão iniciados conteúdos novos.
Durante toda a semana, mas prioritariamente nos primeiros dias, às Coordenadora e Diretora pedagógica, estarão nas salas de aulas instruindo e informando aos alunos sobre como ocorrerão as transferências de atividades, comunicações entre eles e os Professores, etc.
Apenas atividades administrativas, mas em caráter também à distância (atendimento online, via e-mail ou WhatsApp). Nenhum aluno deverá vir ao Colégio após esta data, mesmo os Alunos que frequentam o período integral e berçário.
Mesmo que em caráter de recomendação, o Sindicato das Escolas Particulares do Estado de São Paulo entendeu acertada a medida dos Governos Estadual e Municipal, fazendo com que as Escolas Particulares também suspendessem as atividades pelo tempo que durar a necessidade de segurança da população.
Não haverá nenhum tipo de avaliação nesta semana, caso alguma tenha sido agendada, esta será adiada para o retorno oficial das aulas.
Não. O Colégio tomou todas as medidas visando a higiene e desinfecção de áreas comuns, assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu as orientações, atuou séria e efetivamente muito antes que outras instituições. Nenhum caso de suspeita ou contaminação foi identificado no Colégio.
Sim. Sempre de acordo com as determinações do Conselho Estadual de Educação (CEE).
Depende de quanto tempo durar a suspensão das aulas. Serão realizadas no contraturno dos Alunos, quando isso for possível, aos sábados, dias de emendas de feriados (pontes), enfim, em qualquer data possível até que se complete o conteúdo não aplicado durante a suspensão. Quando a suspensão se encerrar, só aí, teremos como mensurar o que, quando e como faremos a programação de reposição. Até lá, pedimos aos Pais e Alunos que aguardem pacientemente, como nós.
Não haverá custo extra aos Pais. O contrato com o colégio é anual, os Pais pagam uma anuidade, que é parcelada durante o ano para facilitar o pagamento por parte da família. Todas as obrigações da Escola e dos Pais previstas em contrato estão e serão mantidas.
Todos sabemos dos problemas que esta suspensão causará às famílias e lamentamos muito. Muitas famílias terão grandes dificuldades na guarda e cuidado de seus filhos nesse período. O importante é lembrar que há uma recomendação enfática dos Órgãos de Saúde do Estado para que as crianças não sejam deixadas sob a guarda/cuidados de pessoas com mais de 55 anos, pois essas são as mais vulneráveis ao vírus.
Isto ainda não pode ser determinado, de modo individual por parte do nosso Colégio. De acordo com o nosso entendimento, de 23 de março a 24 de abril, deveríamos decretar férias escolares antecipadas. As escolas vão pleitear isso junto ao Sindicato das Escolas Particulares, mas não sabemos se será aceito.
Sim. Caso não exista modificação de exigência legal do número mínimo de aulas, que é 200 dias letivos (com aulas), as reposições podem demandar o mês de dezembro e até o de janeiro de 2021.
Sim. Os Alunos não devem ficar ociosos. Nossa Coordenadora Pedagógica, durante a semana de 16 a 20 (e após esse período também) estarão junto com professores, elaborando atividades, designando leituras e uma série de conteúdos para que os Alunos deem prosseguimento aos estudos em casa.
Desde o momento em que foi decretada a suspensão, o colégio tem trabalhado e discutido as soluções possíveis, e a forma de minimizar o impacto que as medidas determinadas pelo Governo causam, e causarão, em nossas famílias e Alunos. A comunicação com os Pais será feita por e-mail, e por uma área especial no Site do Colégio. Nesta área, sempre que houver qualquer novidade ou informação relevante esta será publicada imediatamente.
Manter seus dados de contato atualizados SEMPRE FOI MUITO IMPORTANTE. Neste momento é mais do que importante, é fundamental, para que você e sua família, recebam as informações do Colégio. Mantenha SEMPRE ATUALIZADOS o seu e-mail e telefones (de todos da família que têm contato com o Colégio) atualizados. Se você, seu filho, (responsável, marido ou esposa) mudaram de número de celular neste ano, comuniquem a Secretaria do Colégio imediatamente.
As obrigações do Colégio para com Pais e Alunos continuam todas mantidas, apesar da suspensão das aulas. Desta forma, todo o previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais deverá ser cumprido normalmente pelas partes signatárias deste. Nossos compromissos com Professores, demais empregados, manutenção do prédio e obrigações tributárias, também permanecem inalteradas durante o período de suspensão. Portanto, contamos com o pagamento das mensalidades em dia.
A resposta da boa comunicação é manter seus canais de contato atualizados junto a Secretaria do Colégio: e-mail, telefones fixos e celulares de Alunos e seus Responsáveis. O Colégio está abrindo no Facebook e na Home Page uma página/área especial destinada exclusivamente a manter os Pais e Alunos informados das notícias e últimas ações do Colégio, quer sejam essas Pedagógicas ou Administrativas.
Não. As atividades EXTRACURRICULARES serão todas suspensas a partir de 23 de março (segunda-feira) e só retornarão com a volta das aulas do Colégio.
Estamos, e estaremos sempre, à disposição de nossos Pais, Alunos e Comunidade para esclarecer quaisquer questões que surjam. Ocorre que um dos motivos de todas as medidas adotadas pelas autoridades de saúde e outras, é de EVITAR O CONTATO DESNECESSÁRIO entre pessoas. Dúvidas quase sempre podem ser solucionadas por telefone, ou e-mail. Todas as dúvidas que chegarem ao Colégio serão sempre anotadas pela recepção e respondidas no menor tempo possível, considerando-se sua urgência, ou ordem de chegada até nós.
Essa é uma determinação particular de cada família, mas como sugestão, oriente-o a rever as matérias já estudadas, antecipe leituras, livros, peça a ele que estude e pesquise o conteúdo das aulas da apostila que ele ainda não teve, tudo isso vai ajudá-lo a se manter ocupado e produtivo. Além, é claro, de determinar um tempo para brincar e se divertir, pois é isso que fazem as crianças e também os adolescentes.
Neste Perguntas e Respostas procuramos sanar as principais dúvidas dos pais e Alunos. Natural que não consigamos fechar todas as possibilidades de questões. Nossa recepção/atendimento está sendo instruída para prestar os principais esclarecimentos a todas as dúvidas mais comuns. Caso exista uma necessidade específica, a recepção tomará nota de sua questão, e a encaminhará à pessoa de nossa equipe capaz de respondê-la. Sua resposta será atendida no menor tempo que nos for possível, considerando-se que esta semana (16 a 20/mar) será bastante atribulada à toda Direção/Coordenação do Colégio.
Para os Alunos da Educação Infantil ao 5° ano F1, cujo aprendizado requer um acompanhamento pessoal do Professor, a solução será mesmo a reposição de aula, que poderá ocorrer aos sábados, dias de emendas de feriados (pontes) e nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro). Mas esperamos que não seja necessário utilizar as férias de fim de ano.