Formação Científica

Conheça o São Mauro

O Colégio São Mauro forma seus alunos para que sejam constantes e curiosos examinadores da natureza, percebendo e admirando a ordem presente no mundo que nos rodeia. Seja nos cálculos em sala de aula, nas práticas do laboratório de Ciências, nas leituras investigativas, nas excursões, nos projetos das feiras de Ciências, mas sobretudo no seu dia-a-dia, na nossa formação científica os alunos reconhecem-se como parte integrante da ordem da natureza, com a qual a aprendem a interagir, tirar ideias, propor soluções, e, finalmente, aprendem a contemplar a inteligência da qual tal ordem provem.

O programa de Ciências pretende, em sucessivas etapas e nas diferentes áreas das Ciências Naturais, despertar o interesse científico, formar um vocabulário e desenvolver as capacidades reflexiva, interpretativa e investigativa.

E aqui no São Mauro, tudo isto começa desde cedo.

Para o aprimoramento teórico, as aulas no laboratório funcionam como um catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos

Os alunos do nível fundamental galgam os primeiros degraus para formação de uma base científica: adquirem um vocabulário crescente que os capacita a descrever a natureza e, assim, a reconhecer seus fenômenos e processos nas atividades práticas ou ilustrativas que encerram cada tópico. Seja estudando o Universo, o planeta Terra e suas porções, o solo, a água, o ar, as propriedades materiais, a biosfera, a grande diversidade de seres vivos, o ser humano, os seres e o meio ambiente e as interações entre eles, as aulas de Ciências se em certos instantes representam uma dificuldade intelectual, no dia-a-dia tornam-se momentos de grande interesse e empolgação. Alegria  em frequentar o laboratório, em montar demonstrações práticas, em fazer observações e leituras.

Além disso, desde o primeiro nível do ensino fundamental os nossos alunos já enfrentam os primeiros desafios científicos com a tradicional participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia, na qual vários deles conquistam medalhas e prêmios.

E é no segundo nível do ensino fundamental que as primeiras vocações para a ciência já são despertadas. A participação na nossa tradicional e cada vez mais consolidada Feira de Ciências – filiada à Febrace (Feira Brasileira de Ciências) – ocorre a partir do 6º ano, sendo a partir do 8º ano os alunos responsáveis por desenvolver projetos de iniciação científica de longo prazo. Na nossa Feira, os trabalhos são apresentados oralmente e avaliados por uma banca externa, como num mini congresso científico. E é mesmo! Desde que foram submetdos trabalhos à Febrace da USP, os alunos do São Mauro são selecionados e, muitas vezes, premiados.

Os desafios, com frequentes vitórias, não páram por aí: Olimpíadas Brasileira de Física (medalhas de prata), Olimpíada Paulista de Física (medalha de prata),Olimpíadas de Biologia, Olimpíada de Astronomia.

Formada a base científica, o programa de Ciências pretende que os alunos alcancem o ensino médio aptos a dominar os conteúdos das diversas disciplinas e assim a desenvolver uma sólida cultura científica. Por isso, a nossa carga horária de Física, Química, Matemática e Biologia é superior à média, e ministrada por professores especialistas, contempla não apenas os conteúdos obrigatórios, mas envolve história e filosofia da Ciência e discute temas da atualidade.

Com isso, nossos alunos são capazes de participar e conquistar medalhas (prata e bronze) em competições complexas como o IYPT (INTERNATIONAL YOUNG PHYSICISTS’ TOURNAMENT), que envolve a resolução de problemas da Física de natureza investigativa na forma de debate.

Além disso tudo, não podemos deixar de mencionar que o Colégio São Mauro foi a única instituição privada sens fins lucrativos que obteve um projeto aprovado pelo CNPq dentro do contexto do Ano Internacional de Astronomia, e com isso adquiriu dois modernos telescópios para observações astronômicas.

Por isso, podemos dizer que no São Mauro, mais do que aprender ciências, os alunos fazem Ciência!