Berçário

Projeto Pedagógico do São Maurinho Baby Care – Berçário e Iniciação Pedagógica

As necessidades da vida moderna fazem com que muitas famílias necessitem de apoio profissional para o cuidado de seus filhos desde que eles têm poucos meses de vida.
Embora nessa fase, inegavelmente, o mais adequado seja a permanência da criança com a família – com a mãe, especificamente – nem sempre isso é possível, pois muitas mães precisam voltar às suas atividades profissionais quando a criança completa 4 meses de idade.
Assim, completando sua gama de serviços educacionais, o Colégio São Mauro oferece em sua unidade São Maurinho-Baby Care cuidados a crianças dos 4 meses até os 2 anos de idade, com a mesma competência e profissionalismo que o caracteriza na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
O Projeto Pedagógico do berçário São Maurinho-Baby Care tem por objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento das capacidades físicas, psicológicas, cognitivas e sociais do bebê, através de cuidados e atividades que facilitem e proporcionem esse desenvolvimento, fundamentando-se nos mais atualizados estudos sobre desenvolvimento motor e suas relações com o desenvolvimento neurológico.
Assim, a rotina do berçário deve ter intencionalidade educativa e os que dela participam devem conhecer com clareza os objetivos e a sequência de todas as atividades estabelecidas, o que é garantido com a formação dos profissionais em entidade formadoras e também com o programa de formação continuada do Colégio São Mauro.
Por outro lado, as rotinas devem manter o necessário equilíbrio entre a necessidade de constância, ponto fundamental da educação, e a necessidade de ajustes e adequações à variabilidade das circunstâncias.
Para as crianças muito pequenas, entre os seis meses e os dois anos de idade, a regularidade deve ser apresentada de forma clara através de marcos operacionais – estimulação, alimentação, higiene, etc. – que dão à criança a segurança dessa regularidade e permitem que elas se desenvolvam localizando-se dentro do tempo e tendo ideia do que será proposto em seguida.
Também respeitando a necessidade das crianças pequenas de um trabalho individual, o tratamento coletivo será introduzido gradualmente nos berçário, sendo por isso importante a utilização de cantos de atividades, que podem melhor atender às individualidades nessa primeira fase do desenvolvimento do individual para o coletivo.
Uma vez que muitas crianças passam a maior parte do tempo no berçário, é necessário:

• Valorizar os aspecto lúdico das atividades;
• Valorizar a qualidade do contato mais do que os conteúdos;
• Considerar todos os momentos como educativos;

Tudo isso considerado, o São Maurinho-Baby Care tem como meta alguns objetivos específicos e diferentes áreas do desenvolvimento infantil na primeira idade:

 

a) Desenvolvimento neurológico e motor
Promovido através de exercícios lúdicos aptos a desenvolver as diversas áreas do cérebro;

b) Sensibilização linguística
• Língua materna
Através do exercício, por parte das berçaristas, da estimulação verbal, explicando às crianças o que vai ser ou está sendo realizado, incitando-as a responder perguntas sobre suas preferências ou sobre as características dos objetos utilizados, etc.
• Inglês
Todos os dias as crianças passarão por um processo de estimulação ao conhecimento da língua inglesa, de acordo com sua faixa etária, seja através de canções, seja através da utilização dessa língua nas atividades propostas.

c) Preparação para a alfabetização
As turmas que atingem os dois anos de idade, passam a ser sensibilizadas para a alfabetização, através do contato com livros adequados para essa faixa etária, seja através do manuseamento, seja através da escuta e conversa sobre leitura realizada pelas professoras.

Como você pode ver, temos um projeto sério e coerente que pode contribuir para o desenvolvimento harmonioso e completo do seu bebê. Venha nos conhecer e você verá que o espaço que temos a oferecer é amplo e agradável, enfim, tudo o que você procura para deixar seu bebê com segurança e tranquilidade.