Proposta Pedagógica

O Projeto Pedagógico do Colégio São Mauro fundamenta-se na convicção de que o homem possui não apenas um ser físico, mas também um ser espiritual, naturalmente dotado de aptidões na esfera da inteligência, da vontade e da afetividade que, embora inatas, podem e devem ser moldadas pela educação, e dotado ainda da capacidade de receber uma vida sobrenatural, conferida pelo Batismo, que o habilita a uma relação direta e pessoal com Deus.

No campo intelectual, considera-se importante a aquisição de capacidades de análise e raciocínio que possibilitem uma avaliação crítica da realidade natural e da realidade social, fundamentando-se tais capacidades na prévia aquisição dos conhecimentos acumulados pela humanidade nos campos social, humanístico e científico.

Antígona, de Sófocles, realizada em inglês

Para tanto, é dada especial atenção, desde as séries iniciais, a uma adequada aquisição da linguagem, condição prévia e indispensável para a aquisição e expressão de quaisquer outros conhecimentos. Nesse projeto incluem-se, naturalmente, além de um perfeito domínio da língua portuguesa, o aprendizado aprofundado de três línguas estrangeiras modernas – o inglês, o francês e o espanhol – e a aquisição de noções básicas do funcionamento da língua latina.

Dentro do mesmo projeto de uma completa formação humanística inclui-se ainda o aprendizado de artes, especialmente o desenho e a música.

O ensino de música inicia-se aos quatro anos de idade, no Nível Beta, com base no método Kodaly, que é um método de alfabetização musical dos mais eficientes, que capacita os alunos para a leitura de partituras e a execução vocal de peças musicais. Para maiores informaçõs, veja o link Nosso Coral.

A Educação Artística concentra-se nas artes plásticas do Desenho e da Pintura e o curós segue o esquema acadêmico de aprendizado de cópia a mão livre de objetos, estudos de perspectiva, estudos de sombreamento e estudos de colorimento, utilizando materiais como crayon, nankin – bico de pena e aguada -, gouache e tinta a óleo. Essas técnicas iniciam-se no 6º. Ano do Ensino Fundamental. Os anos iniciais do Ensino Fundamental dão dedicados a noções de História da Arte e das Escolas Artísticas mais importantes.

A formação científica é garantida por um programa de desenvolvimento de formação em ciências naturais que se inicia já na Educação Infantil.

No campo de educação da vontade, são valorizadas positivamente as categorias de aplicação, empenho e esforço, fundamentais para a superação dos obstáculos inerentes ao desenvolvimento humano e à conquista de objetivos. Com essa meta, o Colégio São Mauro atribui especial importância à disciplina geral, que se manifesta na exigência de uso de uniforme e no cumprimento das regras do Regimento Interno, quanto a horários de entrada e saída e comportamento geral.

Le Vilain Mire, farsa medieval, representada em sua língua original

Os dois aspectos supracitados – de formação da inteligência e da vontade – não serão separados, porém, e serão apoiados em seu desenvolvimento pela esfera afetiva, o que facilitará o esforço da vontade e, consequentemente, o bom desempenho intelectual.

A Proposta Pedagógica do Colégio São Mauro considera a formação escolar básica como um processo de aquisição de ferramentas que permitiam ao educando um aprendizado continuado. Concordamos inteiramente com a afirmação do Prof. Simon Schwartzman, especialista em educação, tecnologia e pesquisa científica, Ph.D. pela Universidade da Califórnia, professor da Universidade São Paulo e dirigente de pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, segundo o qual, hoje é necessário “concentrar o esforço dos alunos na aquisição de habilidades fundamentais, que são as que efetivamente contam. A formação genérica, inclusive nas humanidades, habilita a aprender para o resto da vida. Isso é decisivo, já que não adianta mais dar formação técnica muito especializada a um operário para lidar com uma máquina. O provável é que, ao longo de sua vida produtiva, a máquina fique obsoleta – e ele também. Operário especializado é, daqui para a frente, o que pode ler um manual, muitas vezes em inglês, e entender o software de controles computadorizados. Ou seja, que tenha pelo menos a escola secundária bem feita.” (VEJA, 13.07.1994).

Nessa perspectiva, a aquisição competente, tanto da língua materna quanto de duas línguas estrangeiras modernas é fundamental. O domínio dessas línguas abre o campo de possibilidades de aquisição de conhecimentos. Além do mais, do ponto de vista de formação humana, de contato do aluno com o patrimônio artístico e cultural da humanidade, que valorizamos muito, um bom conhecimento do português, do espanhol, do inglês e do francês também são essenciais.

É claro que nesse contexto, a leitura deve ser extremamente valorizada. Assim, desde o primeiro ano do ensino fundamental (6 anos) os alunos passam a ter leituras de livros obrigatórias e também são incentivados a leituras voluntárias, sobre as quais apresentam relatórios de leitura para seus colegas.

Também o teatro – frente integrante da disciplina de Língua Portuguesa dos 6º. Ao 9º. Ano – ganha um papel de destaque e a cada ano são representadas peças em português, inglês e francês, muitas vezes com textos icônicos dos grandes autores clássicos e contemporâneos: Sófocles, Gil Vicente, Shakespeare, Molière, Brecht, Agatha Christie, entre outros.

Do ponto de vista relacional, aplicamos o Sistema Preventivo criado pelo educador italiano São João Bosco, que prescreve que através do afeto o Professor conquiste o coração do aluno, “fazendo-se amar, para fazer-se respeitar”.

Por fim, do ponto de vista espiritual, o ensino da religião católica ocorre em todos os níveis de escolaridade e os alunos são incentivados, mantida toda a liberdade, à participação dos sacramentos.

Nossos alunos interpretam a adaptação da Divina Comédia, em português

No desenvolvimento adequado desse processo, terão papel fundamental os professores que, para um adequado exercício de suas funções, devem primar por três características principais:

a)      Exímia formação intelectual, garantida por cursos de graduação, extensão universitária e pós-graduação, realizados em entidades de reconhecida competência formadora;

b)      Dedicação exemplar, garantida pela disponibilidade de participação nos programas de formação contínua patrocinados pelo Colégio São Mauro;

c)      Relacionamento próximo, amigável e cordial com os alunos, garantido pela participação conjunta de professores e alunos em viagens, jogos, torneios e outros eventos sociais conducentes à aproximação de seus participantes.

Uma compreensão aprofundada da Proposta Pedagógica do Colégio São Mauro pode ser obtida com a consulta da seguinte bibliografia básica:

BERNARDIN, Pascal. Machiavel Pedagogue. Cannes: Ed. Notre Dame des Grâces, 1995.

JOSEPH, Miriam. O Trivium – As artes liberais da Lógica, Gramática e Retórica. São Paulo: Ieditora, 2008.

HESS, José Rodolpho. O Amor em Dom Bosco e em Rogers. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1983.

MORRISON, John A. The Educational Philosophy of St. John Bosco. Nova Iorque: Salesiana Publishers, 1997.

PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência. São Paulo: Aleph, 2008.

_____________ Estimulando inteligência. São Paulo: Aleph, 2009.

_____________Ensinando inteligência. São Paulo: Aleph, 2009.