No Colégio São Mauro, o Regimento Escolar, que é como a Constituição de cada escola, diz o seguinte, quanto aos objetivos da Educação Infantil:
Artigo 5º – A Educação Infantil tem por objetivo:
A frieza da lei, traduz-se numa prática que procura, através do afeto demonstrado e da disciplina das pequenas coisas conduzir a criança a desempenhos ativos, confiantes e responsáveis.
Nosso inspirador é o santo educador italiano São João Bosco, criador do Método Preventivo, segundo o qual « não basta que as crianças sejam amadas, é preciso que elas saibam que são amadas.
Nossas brincadeiras e jogos desenvolvem a capacidade de raciocínio e memória da criança
Esse amor, por outro lado, não se deve transformar numa permissividade que deixe a criança isenta de toda a regra e, como consequência, inapta para o convívio social agradável e ativo.
A importância da disciplina é ensinada –implicitamente – a través da reiteração de comportamentos que facilitam o aprendizado e o convívio, como guardar a mochila na sala assim que chega a escola, colocar-se em fila quando toca o sinal, rezar em conjunto as orações antes da aula, usar o banheiro e lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentinhos depois de comer etc.
Todas essas atividades são frequentemente incentivadas ou acompanhadas de canções ou rimas que agradam as crianças e facilitam e fixam os comportamentos.
Esse amor, por outro lado, não se deve transformar numa permissividade que deixe a criança isenta de toda a regra e, como consequência, inapta para o convívio social agradável e ativo.
A importância da disciplina é ensinada –implicitamente – a través da reiteração de comportamentos que facilitam o aprendizado e o convívio, como guardar a mochila na sala assim que chega a escola, colocar-se em fila quando toca o sinal, rezar em conjunto as orações antes da aula, usar o banheiro e lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentinhos depois de comer etc.
Todas essas atividades são frequentemente incentivadas ou acompanhadas de canções ou rimas que agradam as crianças e facilitam e fixam os comportamentos.
O ensino de música, que começa aos quatro anos, também é muito importante nessa fase. Utilizamos o método Kodally, de reconhecida eficiência e muito ao gosto das crianças, já que utiliza jogos e brincadeiras com que elas aprendem sem dificuldade nem aridez.
O ensino de duas línguas estrangeiras – o inglês e o francês – também se inicia aos quatro anos, aproveitando uma capacidade de assimilação de novos fonemas e estruturas linguísticas que diminui notavelmente após os seis anos. Ou seja, quando uma criança começa a aprender línguas estrangeiras depois dos sete anos, ela já ultrapassou em que era mais fácil e mais natural aprender.
O incentivo à leitura, já nas primeiras classes de alfabelização
Mas o ponto alto de nosso trabalho na Educação Infantil são a alfabetização e a iniciação matemática. Usamos o Método Fônico de Assimilação Gradual, que proporciona um aprendizado tranquilo e eficiente, facilitando o desenvolvimento do gosto pela leitura, tão importante para o desenvolvimento escolar futuro da criança.
Nossas turmas de educação infantil, que podem ter até 15 alunos, são formadas segundo critérios etários e desenvolvimento, repartidas em cinco níveis :
Cada nível tem um programa próprio, lógica e cronologicamente integrado aos níveis anteriores e posteriores, proporcionando às crianças um progresso contínuo e suave.
Com amizade, trabalharemos juntos nas mais importante de nossas tarefas: a educação de seus filhos.
O Colégio São Mauro é uma escola de inspiração católica com 30 anos de existência, reconhecida como um estabelecimento de ensino sério e competente cujos alunos ingressam nas melhores faculdades.
Unidade São Maurinho Baby Care
R. Guinle, 100 – Vila Monumento
São Paulo – SP – Brasil
Unidade de Educação Infantil
R. Ari Cajado, 193 – Vila Monumento
São Paulo – SP – Brasil
Unidade de Ensino Fundamental e Ensino Médio
R. Gaspar Fernandes, 170 – Vila Monumento
São Paulo – SP – Brasil